terça-feira, 17 de julho de 2012

Realidade virtual

Política é uma área perigosa e a internet um campo minado. Quando as duas forças se unem, fácil imaginar o que pode acontecer. Hoje em dia ninguém está seguro na rede internacional de comunicação. Hakers e falsos perfis propiciam situações inusitadas e às vezes constrangedoras para pessoas inocentes, despreparadas ou mal informadas que multiplicam falsas informações sem confirmar a procedência e sem considerar as consequências - de forma irresponsável e às vezes até maldosa.

Como saber com quem realmente conversamos no Facebook, por exemplo? Como saber se já não fizeram perfis falsos nossos (inclusive com foto, como vemos acontecer com frequência) e contactaram outras pessoas em nosso nome, conversando com elas, fazendo propostas indecorosas, nos comprometendo - sem que sequer saibamos do fato?

Como dar crédito a contatos desse tipo ou acreditar em algo que possa estar distorcido, sem ter certeza da procedência ou da personalidade de quem digita do outro lado? A única maneira é conhecendo e confiando no caráter da pessoa legítima e não daquela que se apresenta como sendo ela.

O melhor nesses casos é desconfiar ao perceber algo anormal, algo que contradiga o mundo de linguagem da pessoa que realmente conhecemos em comparação ao falso perfil. Fora disso vira fofoca e cai no campo do diz-que-me-diz... Devemos, então, contactar o verdadeiro amigo por telefone ou e-mail e informá-lo do que esteja acontecendo, para ele ficar ciente e tomar as providências necessárias - deletar, mudar senha, trocar perfil, etc. Depois, deletar o "amigo" suspeito. E, por fim, dormir em paz.

Estamos num campo minado, mas não podemos permitir que as minas tirem nosso sono sem haver pisado nelas. Portanto, se algo parecido surgir envolvendo o seu nome, não se preocupe, vc não está sozinho... Estamos todos juntos nessa imensa teia de aranha da qual não conseguimos mais sair... Que bom que existe a net, apesar dos pesares... Afinal, tudo tem seu preço. Embora nem tudo tenha valor.

Portanto, valorize o seu caráter e o caráter alheio. Não deixe que pessoas de personalidade doentia estraguem um meio tão eficaz de comunicação só porque não sabem ou não conseguem valorizá-lo e usá-lo como instrumento de aprendizado, de crescimento, de aperfeicoamento, de entretenimento sadio. Que não sabem armazenar o que é bom e deletar o que não cheira bem... Pois quem é do bem diferencia com facilidade o certo do errado, seleciona adequadamente seus verdadeiros amigos e os conserva como tal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário